Make your own free website on Tripod.com
História, absurdos e Rock 'n' Roll


Anarchy in UK!

Sex Pistols



"O que os Sex Pistols tem haver com o Brasil?" você deve estar se perguntando. Bom, na verdade não muito, mas é excelente para fazer algumas comparações. O movimento Punk na Inglaterra falava muito contra os absurdos do seu pais, e isto estava impregnado dentro das letras de cada uma das musicas. Mas agora, se você pegar uma banda nacional que toque o mesmo tipo de musica (por mais que não seja punk), as letras são sobre a Nega Jurema ou Brasilia Amarela.

A historia do Brasil esta recheada de absurdos, desde seu descobrimento, que não parece muito ter sido "achado por acaso", já que as Américas foram descobertas por Cristovão Colombo alguns anos antes (e pelos Vikings séculos antes). Desde aquela época o Brasil tem sido um absurdo só. A indepêndencia proclamada pelo colonizador, Dom Pedro II, filho de Dom João VI, rei de Portugal. A abolição da escravatura pela Princesa Isabel, que possuia somente 93 escravos particulares. A Republica declarada por Marechal Deodoro da Fonseca, militar que defendia a Monarquia. Depois da ditadura militar, o primeiro presidente eleito pelo povo em eleições diretas foi Fernando Collor de Mello, que muitos cargos politicos ganhou de seus parentes durante a ditadura. Estes são poucos dos muitos absurdos de nossa história que pretendo me extender em outro tópico.

A Inglaterra é um pais de primeiro mundo, mas lá existem mais protestos do que aqui, um pais que não só é de terceiro mundo, como é o que possui mais coisas absurdas neste pequeno planeta. Lá, na Inglaterra, existem protestos contra as expêriencias que o governo faz em animais, projetos de estradas que vão destruir florestas, enquanto aqui, os poderosos dancam e sapateiam em cima do povo e todo mundo só faz festa enquanto passa fome e reclama que o Tiririca deveria lançar um novo CD.

Mesmo assim, na Inglaterra surgiu o Punk, movimento contra o mundo e contra todos, e principalmente contra a direção que a humanidade esta se dirigindo. Não existe nada de Punk no Brasil, mas podemos comparar os tipos de sons das bandas, ou mais precisamente, as letras. Os Sex Pistols (ou o vocalista, seila o nome dele), muito provavelmente devem ter estudado historia, e 70% dela relacionada a Grã-Bretanha, o que da capacidade a eles de fazerem letras decentes, que falem das verdades de seu pais. Já no Brasil, ninguém parece ter estudado historia, e na verdade poucos são aqueles que estudaram (ver abaixo), devido ao nivel em que se encontra a educação no Brasil. Dessa forma, bandas como Chico Science, Raimundos, Skank, entre outras que estão surgindo nestes ultimos dois anos perdem um dos melhores meios de proliferar a verdade, a musica, com letras que falam sobre "passar a mão", "festas e muiés". No inicio da minha juventude existia Legião Urbana (que graças aos deuses está para lançar um novo CD), Engenheiros do Hawaii, Paralamas do Sucesso, e varias das letras falavam varias das verdades deste pais. Algumas das boas bandas daquela época ainda existem (ou pelo menos ainda estão tocando), mas parece que estas mesmas entraram nessa era sem sentido e sem lógica, muito maior do que era a quatro anos atras.

Isso é realmente uma lástima, você tem a sensação de que o Brasil esta cada vez mais se afundando no poço da burrice, um poço que parece não ter fundo. Um claro exemplo disso é o tamanho sucesso que os Mamonas Assasinas fizeram. As suas musicas não passavam absolutamente nada de util e só serviam para piorar o nivel cultural de nosso pais. Assim como os Mamonas Assasinas, outros entraram nessa onda de inutilismo, e agora a maioria das bandas nacionais, só falam em passar a mão em mulher ou sobre bucetas e tetas.

Grande parte disso se deve a pouca enfase que a educação da sobre a Historia do Brasil. Eu, por exemplo, durante o primeiro grau vi muito pouco sobre o Brasil, e durante o segundo grau, em outro colegio, o que eu aprendi sobre nosso pais foi nulo. Felizmente, agora, eu tenho oportunidade de aprender tudo o que eu já devia ter estudado, devido ao vestibular. É incrivel que durante onze anos de ensino normal não tenha aprendindo nada sobre o meu pais, o nosso pais, e que só o vestibular pode fazer com que você tenha a obrigação de aprender, ou sozinho ou com um cursinho (o meu caso) para conseguir uma vaga na faculdade. Não duvido que no resto do pais isto ocorra com frequência, ou até de forma pior.

Antes de acabar, eu gostaria de citar uma pequena musica de uns anos atrás (por mais que eu não tenha permissão para tal):

Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E Nosso Estado, que não é nação
Celebrar a juventude sem escola
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade.

Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e seqüestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia e toda afetação
Todo roubo e toda a indiferença
vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã.

Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo o que é gratuito e feio
Tudo que é normal
Vamos cantar juntos o Hino Nacional
(a lágrima é verdadeira)
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão.

Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incrompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso - com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção.

Venha, meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão.

Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça:
Venha, que o que vem é perfeiça.

Renato Russo "Os bons morrem jovens"
Mr. Russo: "- Vá com os anjos, vá em paz."


Não existe Copywright para verdades... (a não ser, é claro, para a musica, de Renato Russo, e sua gravadora).